A transmissão de dupla embraiagem tem 7 (ou 6) mudanças para a frente e uma marcha atrás.
As velocidades individuais são selecionadas automaticamente na posição D (Condução).
AVISO
Para reduzir o risco de ferimentos graves ou de morte:
A transmissão de dupla embraiagem proporciona a sensação de conduzir um veículo com transmissão manual, mas com a facilidade de uma transmissão completamente automática.
Ao contrário duma caixa de velocidades automática tradicional, as mudanças de caixa podem ser sentidas (e ou audíveis) no DCT.
A transmissão de dupla embraiagem através de embraiagem dupla adopta embraiagem dupla a seco que é diferente do conversor de binário da transmissão automática e apresenta melhor desempenho durante a aceleração. No entanto, o arranque inicial pode ser um pouco mais lento que com a caixa automática.
O binário de transferência duma embraiagem do tipo seco e também a sensação de condução directa pode ser sentida de maneira diferente duma caixa velocidades de transmissão automática com conversor de binário.
Esta diferença é mais notória ao arrancar, depois de ter imobilizado o veículo ou a baixa velocidade.
Quando acelerado de forma rápida e a fundo a baixa velocidade, o motor pode atingir rotações elevadas dependendo das condições de condução do veículo.
Para arrancar suavemente em subida, pressione o acelerador de modo apropriado às condições do terreno.
Se libertar o pedal do acelerador a baixa velocidade, poderá sentir forte travagem do motor muito semelhante à caixa de velocidades manual.
Ao descer uma colina, pode usar o modo Sport e premir as patilhas seletoras para reduzir para a mudança inferior e controlar a velocidade sem usar o pedal do travão excessivamente.
Quando ligar e desligar a ignição, poderá ouvir vários clics do ligar e desligar da transmissão solenoide a fazer autoverificação. É um som normal da transmissão de dupla embraiagem.
CUIDADO
Nesta altura surge uma mensagem de aviso no visor LCD e é percetível uma vibração.
Quando isto acontece, é ativado o modo de proteção segura. Este modo é assinalado pelo funcionamento intermitente da luz indicadora da posição da mudança acompanhada por um sinal sonoro. Nesta altura surge uma mensagem de aviso no visor LCD e a condução perde suavidade.
Se ignorar este aviso, as condições de rodagem podem piorar. Para recuperar as condições normais de condução, pare o veículo e exerça pressão sobre o pedal do travão durante alguns minutos antes de voltar a arrancar.
Além disso, quando a mensagem de aviso se iluminar no visor LCD, pare temporariamente o veículo num local seguro.
Durante este período de rodagem, a qualidade da passagem das mudanças e o desempenho do seu veículo vão sendo continuamente otimizados.
A luz indicadora no combinado de instrumentos assinala a posição do seletor das mudanças quando o interruptor da ignição está na posição ON.
P (Estacionamento)
Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo.
Para sair da posição P (Estacionamento), carregue firmemente no pedal do travão e certifique-se de que mantém o pé afastado do pedal do acelerador.
O seletor das mudanças deve estar na posição P (Estacionamento) antes de desligar o motor.
AVISO
R (Marcha-atrás)
Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.
CUIDADO
Imobilize sempre o veículo completamente antes de engrenar ou desengrenar a marcha atrás (R); se o fizer com o veículo em andamento poderá danificar a transmissão.
N (Ponto-morto)
A transmissão não atua sobre as rodas.
Selecione a posição N (Ponto-morto) se precisar de voltar a ligar o motor depois deste ter ido abaixo, ou se for necessário parar com o motor ligado. Selecione a posição P (Estacionamento) se precisar de sair do veículo por alguma razão.
Carregue sempre no pedal do travão quando passar da posição N (Pontomorto) para outra mudança.
Nesse caso, poderia perder o controlo do veículo e atingir alguém ou algum obstáculo.
O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.
D (Condução)
Esta é a posição normal de condução. A transmissão executa automaticamente as passagens de caixa, ao longo de uma sequência de 7 (ou 6) mudanças de velocidade, de forma a proporcionar o máximo de potência e o mínimo de consumo.
Para aumentar a potência ao ultrapassar outro veículo ou ao subir uma colina, carregue mais no pedal do acelerador até sentir a transmissão reduzir para uma mudança inferior.
Modo desportivo
Selecione o modo esportivo deslocando a alavanca seletora da posição "D" para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento. Para retornar para a operação "D", retorne a alavanca seletora para o modo principal.
No modo Sport, se deslocar o seletor para trás e para a frente, pode selecionar a mudança pretendida de acordo com as condições atuais de condução.
Subir (+): Para passar para a próxima marcha, empurre a alavanca seletora para frente uma vez.
Baixo (-): Para reduzir uma marcha, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.
NOTA
O condutor tem que executar passagens de caixa para mudanças superiores de acordo com as condições de rodagem, tendo cuidado para manter os regimes de rotação do motor abaixo da zona vermelha.
Alavanca-patilha (se instalado)
A alavanca-patilha fica disponível quando a alavanca de velocidades está na posição D ou no modo desportivo (sport).
Com o seletor das mudanças na posição D
A patilha das mudanças funciona quando a velocidade do veículo é superior a 10 km/h.
Puxe a patilha [+] ou [-] uma vez para selecionar a mudança acima ou abaixo e o sistema passa do modo automático para o modo manual.
Quando a velocidade do veículo é inferior a 10 km/h, se carregar no pedal do acelerador durante mais de 5 segundos ou se deslocar o seletor das mudanças da posição D (Condução) para o modo Sport e depois para a posição D (Condução) outra vez, o sistema passa do modo manual para o modo automático.
Quando a alavanca de velocidades está posicionada em modo sport (desportivo)
Pressione a alavanca-patilha [+] ou [-] uma vez para engrenar uma velocidade acima ou abaixo.
NOTA
Não consegue engrenar a velocidade se pressionar a alavanca-patilha [+] ou [-] ao mesmo tempo.
Sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas (se instalado)
Para sua segurança, a transmissão automática possui um sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas, que impede a mudança da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás), a menos que o pedal do freio seja pressionado.
Para mudar a transmissão da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás): 1. Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.
2. Dê partida no motor ou gire o interruptor de ignição para a posição "ON" (LIGADO).
3. Mova a alavanca de mudança de marchas.
Caso o pedal do freio seja pressionado e liberado repetidamente com a alavanca de mudanças na posição "P" (Estacionamento), um ruído de trepidação será ouvido próximo da alavanca de mudanças. Essa é uma condição normal.
AVISO
Pressione totalmente o pedal do freio antes e durante a mudança da posição "P" (Estacionamento) para outra posição, a fim de evitar que o veículo se movimente inadvertidamente, o que pode causar ferimentos em pessoas dentro ou ao redor do veículo.
Anular o bloqueio das mudanças
Se não for possível passar a alavanca da caixa da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para a posição R (Marcha-atrás) carregando no pedal dos travões, continue a carregar no pedal e faça o seguinte: 1. Pressione o botão de desactivação do bloqueio de mudanças.
2. Desloque a alavanca da caixa.
3. Recomendamos que o sistema seja inspeccionado num concessionário autorizado Kia.
Sistema de interbloqueio da chave da ignição (se instalado)
A chave da ignição só pode ser removida com a alavanca da caixa de velocidades na posição P (Estacionamento).
KIA Cee'd. Computador de bordo
O computador de bordo é um sistema de
informação controlado por meio
microinformatica que apresenta
informação de condução quando a
igniç ...
Skoda Octavia. Intervalos de serviço
Para que possa efetuar todos os serviços prescritos pelo fabricante no
momento
correto e não esqueça nenhum, o indicador de intervalo de serviço
informa-o sobre isso n ...