AVISO A pressão excessiva ou insuficiente dos pneus pode reduzir a vida útil dos pneus, afetar negativamente a maneabilidade do veículo e provocar uma falha repentina dos pneus, levando a uma perda de controlo do veículo, que poderia resultar num acidente. |
Todos os pneus devem ser examinados mensalmente, a frio e com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, conforme a placa ou autocolante da pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de uma dimensão diferente da indicada na placa do veículo, ou no autocolante da pressão dos pneus, deverá determinar o valor específico da pressão desses pneus).
Como equipamento de segurança adicional, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus quando um pneu ou mais apresenta uma falta de pressão significativa. Se esta luz avisadora se iluminar, deve parar e examinar os pneus do seu carro assim que possível, e enchê-los para ficarem com a pressão de ar correta. Se conduzir com um pneu com pressão insuficiente, este pode sobreaquecer, o que pode causar uma falha do pneu.
A falta de pressão também reduz a eficiência de consumo e a vida útil dos pneus, podendo afetar a maneabilidade e capacidade de travagem do veículo.
Note que o TPMS não substitui a correta manutenção dos pneus e que compete ao condutor manter a pressão correta dos pneus, mesmo quando a falta de pressão não é suficiente para fazer acender a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus do TPMS.
O seu veículo também foi equipado com uma luz indicadora de avaria do TPMS que o avisa quando o sistema não está a funcionar corretamente. A luz indicadora de avaria do TPMS funciona em combinação com a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus. Quando o sistema deteta uma avaria, a luz avisadora pisca durante cerca de um minuto e depois permanece acesa. Esta sequência repete-se sempre que ligar o motor, enquanto não reparar a avaria.
Quando a luz indicadora de avaria se ilumina, o sistema pode não conseguir detetar ou assinalar a existência de um pneu com pressão insuficiente. As falhas do TPMS podem ocorrer por uma variedade de razões Incluindo a montagem de jantes ou pneus novos ou de substituição que impedem o correto funcionamento do sistema TPMS.
Verifique sempre a luz avisadora de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou jantes do seu veículo para garantir que os pneus e jantes sobresselentes ou alternativos não impedem que o TPMS continue a funcionar corretamente.
NOTA O sistema deverá ser examinado por um concessionário HYUNDAI, caso se verifique uma das seguintes situações.
|
Luz avisadora de pneu com pressão
insuficiente
Mazda 3. Indicação principal da velocidade decruzeiro (branca)
A indicação principal da velocidade de cruzeiro (branca) é visualizada no painel de instrumentos quando o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro é ativado.
...
Chevrolet Cruze. Sugestões para condução
Controlo sobre o veículo
Nunca aproveitar o movimento
do veículo com o motor
desligado (excepto durante
Autostop)
Muitos sistemas não funcionam nesta
situação ...