Concebidos para contribuir para reforçar a segurança dos ocupantes em caso de colisões violentas. Os airbags completam a ação dos cintos de segurança com limitador de esforço.
Se houver colisão, os sensores eletrónicos registam e analisam os embates frontais e laterais nas zonas de deteção de colisões:
Os airbags não funcionam com a ignição desligada.
Este equipamento é acionado apenas uma vez. Este equipamento é acionado apenas uma vez. Se ocorrer uma segunda colisão (aquando do mesmo acidente ou noutro acidente), o airbag não será acionado.
Zonas de deteção da colisão
A Zona de impacto frontal.
B Zona de impacto lateral.
O acionamento de um airbag é acompanhado por uma ligeira libertação de fumo e de um ruído, devidos à ativação do cartucho pirotécnico integrado no sistema.
Este fumo não é nocivo, mas pode revelar-se irritante para as pessoas sensíveis.
O ruído da detonação associado ao acionamento de um airbag pode provocar uma ligeira diminuição da capacidade auditiva durante um breve período.
Airbags dianteiros
Sistema que protege, em caso de colisão frontal violenta, o condutor e o passageiro dianteiro, no sentido de limitar os riscos de traumatismo na cabeça e no tórax.
O airbag do condutor está integrado no centro do volante; o airbag do passageiro dianteiro encontra-se no painel por cima do porta-luvas.
Acionamento
Os airbags são acionados, exceto o airbag frontal do passageiro, se estiver desativado, em caso de colisão frontal violenta aplicada em toda ou parte da zona de impacto frontal A, segundo o eixo longitudinal do veículo num plano horizontal e no sentido da parte da frente para a traseira do veículo.
O airbag frontal interpõe-se entre o tórax e a cabeça do ocupante dianteiro do veículo e o volante, do lado do condutor, e o painel de instrumentos, do lado do passageiro, para amortecer a sua projeção para a frente.
Desativação
Só o airbag frontal do passageiro pode ser desativado.
Quando a ignição está ligada, esta luz de aviso acende-se no painel de instrumentos e permanece acesa durante toda a desativação do airbag.
Para garantir a segurança das crianças, desative imperativamente o airbag frontal do passageiro sempre que instalar uma cadeira para crianças "de costas para a estrada" no banco do passageiro dianteiro.
Caso contrário, a criança correrá o risco de ser gravemente ferida ou mesmo morta aquando do disparo do airbag.
Reativação
Assim que retirar a cadeira para crianças, com a ignição desligada, rode o interruptor para a posição "ON" para reativar o airbag frontal e garantir assim a segurança do seu passageiro dianteiro em caso de colisão.
Avaria
Se esta luz de aviso se acender no painel de instrumentos, tem de contactar um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada para verificação do sistema. Os airbags podem deixar de ser acionados em caso de colisão violenta.
Airbags laterais
Sistema que protege, em caso de colisão lateral violenta, o condutor e o passageiro dianteiro para limitar os riscos de traumatismo no peito, entre a anca e o ombro.
Cada airbag lateral está integrado na armação das costas do banco, do lado da porta.
Acionamento
Estes são ativados unilateralmente em caso de colisão lateral violenta aplicada na totalidade ou em parte da zona de impacto lateral B, perpendicularmente ao eixo longitudinal do veículo num plano horizontal e do exterior para o interior do veículo.
O airbag lateral contribui para a proteção do ocupante dianteiro do veículo, entre o tórax inferior e a cabeça.
Avaria
Se esta luz de aviso se acender no painel de instrumentos, tem de contactar um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada para verificação do sistema. Os airbags podem deixar de ser acionados em caso de colisão violenta.
Aquando de uma colisão ou encosto ligeiros na zona lateral do veículo ou em caso de capotamento, é possível que os airbags não sejam ativados.
Aquando de uma colisão traseira ou frontal, o airbag não é ativado.
Conselhos
Para que os airbags frontais sejam totalmente eficazes, respeite as recomendações de segurança abaixo.
Adote uma posição sentada normal e direita.
Coloque o seu cinto de segurança, assegurando que está corretamente posicionado.
Não coloque nada entre os ocupantes e os airbags (criança, animal, objeto, ...), não fixe ou cole nada nem junto nem na trajetória de abertura dos airbags, isso poderia ocasionar lesões aquando da abertura dos airbags. Nunca modifique as definições de origem do seu veículo, principalmente na zona diretamente adjacente aos airbags.
Após um acidente ou do roubo do veículo, solicite a verificação dos sistemas dos airbags.
Qualquer intervenção no sistema de airbags deverá ser efetuada exclusivamente por um revendedor CITROËN ou numa oficina qualificada.
Mesmo se cumprir todas as precauções listadas, não pode ser excluído um risco de lesões ou queimaduras ligeiras na cabeça, no peito ou nos braços, aquando da abertura de um airbag. Com efeito, o saco enchese de forma quase instantânea (alguns milissegundos) e, em seguida, esvazia-se no mesmo espaço de tempo, evacuando os gases quentes através dos orifícios previstos para o efeito.
Airbags frontais
Não conduza agarrando o volante pelos seus raios ou deixando as mãos sobre a caixa central do volante.
Os passageiros nunca deverão colocar os pés no painel de bordo.
Não fume, porque o acionamento dos airbags pode provocar queimaduras ou riscos de ferimento devido ao cigarro ou ao cachimbo.
Nunca desmonte, fure ou submeta o volante a impactos violentos.
Não aperte ou cole nada no volante nem no painel de instrumentos, esta situação poderá ocasionar ferimentos aquando do acionamento dos airbags.
Airbags laterais
Proteja os bancos apenas com coberturas homologadas, compatíveis com o acionamento dos airbags laterais. Para conhecer a gama de coberturas adequadas ao seu veículo, poderá consultar um revendedor CITROËN.
Não cole ou suspenda nada das costas do banco (roupa, etc.), uma vez que isso pode causar ferimentos no tórax ou no braço quando o airbag lateral é acionado.
Não se sente com o tronco mais perto da porta do que o necessário.
Os painéis das portas dianteiras do veículo possuem sensores de embate laterais.
Uma porta danificada ou qualquer intervenção não-conforme (modificação ou reparação) nas portas dianteiras ou na sua guarnição interior pode comprometer o funcionamento destes sensores - Risco de avaria dos airbags laterais! Este tipo de intervenções deve ser realizado exclusivamente por um revendedor CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Citroen C-Elysee. Visor
A. Informação da caixa de velocidades
automática ou eletrónica.
Indicador de mudança de velocidade.
B. Hora.
C. Gama relacionada com o combustível ou
...
Hyundai Ioniq Electric. Precauções a ter no Inverno
Use um fluido refrigerante com etilenoglicol de alta qualidade
O sistema de refrigeração do seu veículo vem equipado de fábrica com um
fluido refrigerante com etilenoglicol de alta qualidade. E ...